De estatura mediana, sóbrio e resistente, este animal destina-se fundamentalmente ao trabalho. As vacas, ao fim de dois ou três anos, podem servir para trabalho ou reprodução.
Ao contrário da vaca “mirandesa”, a “barrosã” é também leiteira mas o seu rendimento é pouco elevado. O objectivo do proprietário é sobretudo a sua reprodução.A importância deste gado na economia rural é fundamental. Considerado o supremo bem das famílias, justifica todos os cuidados, daí que homens e gado convivam desde o primeiro dia, partilhando a mesma casa e circulando pelas mesmas ruas.
O boi-barrosão, presente sobretudo no sector oriental do Parque Nacional, tal como todas as raças serranas, apresenta notáveis características de resistência e grande adaptabilidade ao trabalho. «Estas qualidades» de acordo com Vergílio Taborda, «a tornam estimada nestas terras montanhosas. São as vacas que fazem todo o trabalho da lavoura, já de si limitado e fácil pela grande quantidade de animais que o agricultor possui. O trabalho jamais aperta; de resto, o camponês tem o cuidado de poupar o seu gado, que para ele vale sobretudo pela criação.